Um banco de dados espacial, ou geodatabase é um banco de dados que é otimizado para armazenar e consultar dados que representa objetos definidos em um espaço geométrico. A maioria dos bancos de dados espaciais permitem que representa objetos geométricos simples, como pontos, linhas e polígonos. Alguns bancos de dados espaciais lidar com estruturas mais complexas, como objetos 3D, coberturas topológicos, redes lineares, e latas. Enquanto os bancos de dados típicos são projetados para gerenciar vários tipos numéricos e de caracteres de dados, funcionalidade adicional precisa ser adicionado para bancos de dados para processar tipos de dados espaciais de forma eficiente. Estes são tipicamente chamado geometria ou recurso. O Open Geospatial Consortium criou a especificação Simple Features e estabelece normas para adicionar funcionalidade espacial para sistemas de banco de dados.

Sistemas de banco de dados usar índices para rapidamente procurar valores e da forma que os dados do índice a maioria dos bancos de dados não é ideal para consultas espaciais. Em vez disso, bancos de dados espaciais usar um índice espacial para acelerar as operações de banco de dados.

Além de consultas típicas SQL como instruções SELECT, bancos de dados espaciais pode executar uma grande variedade de operações espaciais. As seguintes operações e muitos mais são especificados pelo padrão Open Geospatial Consortium:

  • Espaciais Medidas: Calcula o comprimento da linha, área de polígono, a distância entre geometrias, etc.
  • Funções Espaciais: Modificar recursos existentes para criar novos, por exemplo, fornecendo um buffer em torno deles, cruzando recursos, etc.
  • Predicados Espaciais: Permite verdadeiro / falso perguntas sobre relações espaciais entre geometrias. Exemplos incluem "fazer dois polígonos se sobrepõem" ou "há uma residência localizada dentro de uma milha da área que estamos planejando construir o aterro? 
  • Construtores de geometria: Cria novas geometrias, geralmente, especificando os vértices (pontos ou nós) que definem a forma.
  • Funções Observer: consultas que retornam informações específicas sobre um recurso, como a localização do centro de um círculo

Geodatabases

Um geodatabase armazena dados GIS em uma localização central de fácil acesso e de gestão. Ele pode ser aproveitado no desktop, servidor ou ambientes móveis. Ele fica no topo de um RDBMS, como o SQL Server, Oracle, ou PostgreSQL, e suporta todos os tipos de dados GIS.

 

Joomla templates by a4joomla