Um banco de dados espacial, ou geodatabase, é um banco de dados otimizado para armazenar e consultar dados que representam objetos definidos em um espaço geométrico. A maioria dos bancos de dados espaciais permite a representação de objetos geométricos simples, como pontos, linhas e polígonos. Alguns bancos de dados espaciais lidam com estruturas mais complexas, como objetos 3D, coberturas topológicas, redes lineares e lattices.
Enquanto os bancos de dados típicos são projetados para gerenciar vários tipos de dados numéricos e de caracteres, é necessária funcionalidade adicional para que os bancos de dados processem tipos de dados espaciais de forma eficiente. Estes tipos de dados são tipicamente chamados de geometria ou recurso. O Open Geospatial Consortium criou a especificação Simple Features, que estabelece normas para adicionar funcionalidade espacial aos sistemas de banco de dados.
Os sistemas de banco de dados usam índices para procurar valores rapidamente. No entanto, a forma como os dados são indexados na maioria dos bancos de dados não é ideal para consultas espaciais. Em vez disso, bancos de dados espaciais utilizam um índice espacial para acelerar as operações do banco de dados.
Além de consultas SQL típicas, como instruções SELECT, bancos de dados espaciais podem executar uma grande variedade de operações espaciais. As seguintes operações, entre outras, são especificadas pelo padrão Open Geospatial Consortium:
- Medidas Espaciais: Calcula o comprimento de linhas, área de polígonos, a distância entre geometrias, etc.
- Funções Espaciais: Modificam recursos existentes para criar novos, por exemplo, fornecendo um buffer ao redor deles, cruzando recursos, etc.
- Predicados Espaciais: Permitem perguntas verdadeiro/falso sobre relações espaciais entre geometrias. Exemplos incluem “dois polígonos se sobrepõem?” ou “há uma residência localizada a menos de uma milha da área onde planejamos construir o aterro?”.
- Construtores de Geometria: Criam novas geometrias, geralmente especificando os vértices (pontos ou nós) que definem a forma.
- Funções de Observador: Consultas que retornam informações específicas sobre um recurso, como a localização do centro de um círculo.
Geodatabases
Um geodatabase armazena dados GIS em uma localização central de fácil acesso e gestão. Ele pode ser utilizado em ambientes de desktop, servidor ou móveis. Ele funciona sobre um RDBMS, como o SQL Server, Oracle ou PostgreSQL, e suporta todos os tipos de dados GIS.
Um banco de dados espacial, ou geodatabase é um banco de dados que é otimizado para armazenar e consultar dados que representa objetos definidos em um espaço geométrico. A maioria dos bancos de dados espaciais permitem que representa objetos geométricos simples, como pontos, linhas e polígonos. Alguns bancos de dados espaciais lidar com estruturas mais complexas, como objetos 3D, coberturas topológicos, redes lineares, e grades. Enquanto os bancos de dados típicos são projetados para gerenciar vários tipos numéricos e de caracteres de dados, funcionalidade adicional precisa ser adicionado para bancos de dados para processar tipos de dados espaciais de forma eficiente. Estes são tipicamente chamado geometria ou recurso. O Open Geospatial Consortium criou a especificação Simple Features e estabelece normas para adicionar funcionalidade espacial para sistemas de banco de dados.
- Coberturas Topológicas: Representam a relação espacial entre diferentes entidades geográficas, como a conectividade entre linhas e a adjacência entre polígonos.
- Redes Lineares: Representações de sistemas conectados, como rodovias, ferrovias, redes de energia elétrica, etc.
- Grades (Lattices): Estruturas de dados que dividem o espaço geográfico em uma grade regular de células, cada uma armazenando um valor ou coleção de dados, útil para representações rasterizadas de informações geográficas.
Sistemas de banco de dados usar índices para rapidamente procurar valores e da forma que os dados do índice a maioria dos bancos de dados não é ideal para consultas espaciais. Em vez disso, bancos de dados espaciais usar um índice espacial para acelerar as operações de banco de dados.
Além de consultas típicas SQL como instruções SELECT, bancos de dados espaciais pode executar uma grande variedade de operações espaciais. As seguintes operações e muitos mais são especificados pelo padrão Open Geospatial Consortium:
- Espaciais Medidas: Calcula o comprimento da linha, área de polígono, a distância entre geometrias, etc.
- Funções Espaciais: Modificar recursos existentes para criar novos, por exemplo, fornecendo um buffer em torno deles, cruzando recursos, etc.
- Predicados Espaciais: Permite verdadeiro / falso perguntas sobre relações espaciais entre geometrias. Exemplos incluem “fazer dois polígonos se sobrepõem” ou “há uma residência localizada dentro de um km da área que estamos planejando construir o aterro?
- Construtores de geometria: Cria novas geometrias, geralmente, especificando os vértices (pontos ou nós) que definem a forma.
- Funções Observer: consultas que retornam informações específicas sobre um recurso, como a localização do centro de um círculo
Geodatabases
Um geodatabase armazena dados GIS em uma localização central de fácil acesso e de gestão. Ele pode ser aproveitado no desktop, servidor ou ambientes móveis. Ele fica no topo de um RDBMS, como o SQL Server, Oracle, ou PostgreSQL, e suporta todos os tipos de dados GIS.